22h37

foto 5

Agência Brasil e MPF

EXCLUSIVO

COMPROVADO: O IMPÉRIO DOS NEVES É NOS ALPES SUÍÇOS

Marco Aurélio Carone, em sua página no Facebook

Estava pautado para 26 de janeiro de 2014, a publicação de uma reportagem no Novojornalrelatando onde a família Neves, com recursos provenientes de diversas praticas ilícitas, montara um império financeiro.

Seriam divulgados extratos de contas secretas com depósitos, guarda de metais e gemas preciosas, um bilionário e inimaginável patrimônio, no principado de Liechtenstein, ao ponto de os familiares da família Neves hospedarem-se no castelo de Aloísio Filipe, príncipe herdeiro de Liechtenstein.

Seria publicada cópia dos relatórios apreendidos pela Polícia Federal do Rio de Janeiro no apartamento do operador Norbert Muller, contendo além dos números das contas, extratos bancários, certificados de guarda de gemas e pedras preciosas, procurações, contratos, correspondências de Muller com o banco LGT.

Importante destacar que esse material apreendido, no que diz respeito à família Neves, jamais chegou às mãos do Ministério Publico e da Justiça Federal do Rio de Janeiro.

Seis dias antes da data prevista para publicação, em 20 de janeiro de 2014, fui preso por nove meses e quatro dias, sendo os últimos três em solitária. Ao sair da prisão, a primeira coisa que fiz foi encaminhar cópia da documentação que eu tinha sobre Liechtenstein para o procurador-geral Rodrigo Janot.

Para minha supresa, mesmo diante da enorme quantidade de provas, ele solicitou o arquivamento das investigações e o ministro Gilmar Mendes deferiu. Porém, na mesma época encaminhei a documentação para o Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional, que deu andamento e recebeu a resposta em 07/02/2018, remetendo os dados imediatamente para a PGR.

No último mês de agosto, após análise da documentação recebida, a PGR finalmente foi obrigada a admitir o império financeiro montado pela família Neves junto com Dimas Toledo representante de Aécio em Furnas e seus familiares no principado de Liechtenstein.

Imediatamente a procuradora Raquel Dodge encaminhou toda a documentação para o ministro-relator no STF Gilmar Mendes, que, sem sequer ouvir a PGR, determinou o arquivamento.

Decisão contestada pela procuradora-geral, literalmente puxando a orelha de Gilmar Mendes pela prática adotada, não prevista em qualquer lei ou regimento.

Vejo agora, com o sentimento de dever cumprido, o que me levou a ser preso finalmente chegar com as informações completas na mais alta Corte de justiça do país.

O que o STF vai fazer? Não sei sou apenas um simples jornalista que foi preso por cumprir sua obrigação de noticiar. Por fazer parte do processo tive acesso ao Agravo Regimental interposto pela procuradora Raquel Dodge e aqui disponibilizo com exclusividade para vocês.

* Marco Aurélio Carone é jornalista e ex-editor do Novo Jornal.  É candidato a deputado estadual pelo PSOL-MG

Fonte: https://www.viomundo.com.br/denuncias/marco-aurelio-carone-raquel-dodge-emite-documento-que-comprova-o-imperio-financeiro-montado-por-aecio-neves-e-familia-em-liechtenstein-leia-a-integra.html