11:20

images cms image 000625737

247 - A RR Donnelley, multinacional responsável pela impressão das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), decretou falência nesta segunda-feira (1). Segundo comunicado feito pela empresa, a gráfica "precisou encerrar suas operações no Brasil" devido as "atuais condições de mercado". As provas do Enem deveriam ser encaminhas à gráfica até o próximo mês, no mais tardar, para evitar possíveis atrasos na realização do exame, marcado para novembro.

De acordo com o blog da jornalista Renata Cafardo, do jornal O Estado de S. Paulo, a falência da gráfica se soma a atual crise no Ministério da Educação (MEC). Na semana passada, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), Marcus Vinicius Rodrigues, foi demitido em meio a um desentendimento com o ministro Ricardo Vélez Rodríguez.

Rodrigues, que foi o responsável pela decisão que suspendeu a avaliação da alfabetização no País e que foi revogada por Vélez, também deveria implantar a comissão que analisaria as questões com cunho "ideológico" que deveriam ficar fora do Enem.

Fonte: https://www.brasil247.com/pt/247/brasil/388828/Gr%C3%A1fica-que-imprime-o-Enem-decreta-fal%C3%AAncia-e-abre-nova-crise-no-MEC.htm